Caminhada #Bariátricos reúne um grande grupo em Concórdia

0 6 de dezembro de 2016

Tradicionalmente realizada pelo Grupo Cirurgia Bariátrica Concórdia, a Caminhada marca o final de mais um ano de transformação e mudança de hábitos de vida. Também importante para Equipe Multiprofissional que coordena o Grupo, a Caminhada é um momento de integração, troca de experiências e sorrisos. Para o cirurgião Responsável pelo Grupo, Dr. César Merlo, é com muita alegria que em mais um ano um grande grupo de #Bariátricos participou da caminhada. “Uma grande família, que buscou melhorar a qualidade de vida, e aceitar um recomeço. Obrigada por confiarem em nossa grande equipe”, destaca Merlo. Clique Aqui e veja os melhores momentos da #CaminhadaBariátricos deste 2016. Veja as fotos em nossa Fan Page. Clique Aqui.

Posted in Blog by Karine Lusa
0 18 de novembro de 2016

Obesidade foi o tema de um grande encontro entre estudantes do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos em Concórdia, nesta semana. O palestrante convidado, o Cirurgião Responsável pelo Grupo Cirurgia Bariátrica Concórdia, Dr. Cesar Merlo, abordou o tema com foco na informação e combate à Obesidade e suas doenças associadas. O encontro promoveu a troca de experiências sobre o assunto, permitindo o acesso dos estudantes ao Trabalho Multiprofissional exercido pelo Grupo. O tratamento cirúrgico é conhecido por Cirurgia Bariátrica e Metabólica, indicada para combater a obesidade e as doenças associadas. As cirurgias são minimamente invasivas, realizadas por vídeo, técnica moderna, e de precisão eficiente, permitindo que o risco seja quase inexistente para o paciente. Após a cirurgia muitos cuidados e o trabalho de uma ampla equipe de profissionais, como enfermeira, nutricionista, psicóloga e educador físico, no acompanhamento diário do paciente. Com resultados transformadores, a obesidade deixa de ser uma doença na vida dos pacientes. Com o pós operatório, e a mudança de hábitos de vida, os pacientes se tornam parte do Grupo Cirurgia Bariátrica Concórdia, que também se reúne periodicamente, para a troca de informações e experiências.

Posted in Blog by Karine Lusa
0 10 de novembro de 2016

Com dia e horário marcado, 03 de dezembro, às 7h30, o grande grupo de pessoas que escolheu mudar de vida, optando pela Cirurgia Bariátrica e Metabólica, participará de uma Caminhada, em Concórdia. O evento já é tradicional para o Grupo Cirurgia Bariátrica de Concórdia. No ano passado, a Caminhada se consolidou e mostrou à comunidade que é possível mudar de vida, após muita determinação e comprometimento. A Caminhada envolverá todo o grupo de bariátricos, além de seus familiares e a Equipe Multidisciplinar da Equipe Cirurgia Bariátrica Concórdia, liderada pelo cirurgião Dr. César Merlo, com apoio dos médicos, Dr. Gilmar Tolotti e Dr. Eduardo Camiña. “Estamos ansiosos por mais uma Edição da Caminhada, que envolve todos os nossos pacientes, que já mudaram de vida, após a Cirurgia, ao longo dos últimos anos”, destaca Merlo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de cirurgias bariátricas no Brasil passou de 16.000, em 2003, para 60.000, em 2010. Com a popularização da cirurgia como método de emagrecimento, os cuidados posteriores se tornaram cada vez mais importantes. Um dos principais motivos é a debilitação física consequente à mudança da anatomia. A preocupação do Grupo em relação à qualidade de vida dos bariátrico

Posted in Blog by Karine Lusa
0 17 de outubro de 2016

Às vésperas do Dia do Médico (18 de Outubro), a Unimed Concórdia e a ACM Concórdia realizaram um grande evento de comemoração. A grande maioria dos médicos e médicas de Concórdia e Região, ligados às duas Entidades, participou do Jantar Especial, que além de proporcionar um momento de confraternização, também homenageou os médicos com mais de 35 anos de atuação e contribuição na história da Medicina local e regional. A Equipe Cirurgia Bariátrica Concórdia foi representada no evento através da presença dos médicos, Dr. César Merlo e Dr. Gilmar Tolotti, acompanhados de suas esposas.  Para o presidente da Unimed Concórdia, Dr. Paulo Manfré, a valorização dos profissionais é um compromisso das Entidades, especialmente diante de tudo o que é feito com cada médico ou médica diante da comunidade local e regional. “Estamos muito felizes pelo sucesso do evento, entre os destaques da noite, o momento das homenagens, em que cada profissional com mais de 35 anos de história recebeu uma Placa Simbólica, esse momento para a Unimed foi o mais especial, fez relembrar trajetórias de vida e de vida na medicina”, comenta Manfré. O presidente da ACM Concórdia, Dr Luiz Fernandes Bernardi, também afirmou estar emocionado com as homenagens aos médicos. “Muitos desses profissionais nos inspiraram a seguir nossas escolhas, e mu

Posted in Blog by Karine Lusa
0 7 de outubro de 2016

“Evento magnífico na Universidade do Contestado Concórdia, com a presença de acadêmicos do Campus de Concórdia e Mafra. Agradecemos imensamente a oportunidade de apresentarmos a rotina dos principais membros do Grupo, além de aprofundarmos sobre o atendimento pré, trans e pós operatório de pacientes bariátricos”, destaca o cirurgião Responsável pela Equipe, Dr. César Merlo. A noite de grandes apresentações (06/10) foi marcada pela presença de grande parte do Grupo Cirurgia Bariátrica Concórdia, durante a Programação da Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da UNC. Com a intenção de apresentar aos acadêmicos um novo formato de trabalho na Área da Saúde, a atuação multidisciplinar, a equipe foi convidada pela coordenação do Curso de Fisioterapia. “Uma equipe completa, com grande visão sobre o trabalho multidisciplinar, e com uma atuação que precisa ser observada com carinho pelos futuros profissionais”. Com conhecimento cientifico, cada profissional apresentou sua especialidade diante da equipe. Médicos atuando de forma integrada, profissionais da Área de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física e Nutrição, prestando todo o apoio em cada fase do processo bariátrico e metabólico. Uma grande experiência”, completa a coordenadora do Curso de Fisioterapia da UNC Concórdia,

Posted in Blog by Karine Lusa
0 30 de setembro de 2016

Uma oportunidade única para especialistas em Cirurgia Bariátrica de todo o país. O Brasil foi escolhido neste ano para sediar o XXI Congresso Internacional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O evento encerra neste sábado (01/10) na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Desde o início da semana, médicos e membros da Equipe Multidisciplinar do Grupo Cirurgia Bariátrica Concórdia acompanham os cursos e apresentações do Congresso. Pelo menos 50% dos integrantes do Congresso são profissionais estrangeiros, no total há mais de três mil participantes. De Concórdia (SC), o cirurgião Responsável pelo Grupo, Dr. César Merlo, lidera a participação da Equipe no evento. Segundo ele, de forma geral, a Cirurgia Bariátrica está se solidificando como extremamente útil e segura à população obesa. “Uma grande oportunidade para sabermos mais sobre os benefícios da Cirurgia em relação às patologias associadas, como  Diabetes Tipo 2, Hipertensão e outras comodidades ligadas diretamente a Obesidade. Através da Cirurgia Bariátrica e Metabólica existe a resolução de muitas patologias para os pacientes”, destaca Merlo. O cirurgião também afirma que além dos benefícios da Cirurgia, o Congresso abre grande discussão para as tecnologias que permitem facilidades como: diminuição de custos operacionais, através da Redução do Tempo de In

Posted in Blog by Karine Lusa
0 26 de setembro de 2016

Há alguns anos, pensava-se que a ideia de recuperar o peso perdido após a cirurgia bariátrica não era possível, uma vez que reduzido o estômago e o intestino, o emagrecimento seria permanente. Hoje, sabemos que essa não é uma verdade. Cerca de 15 a 30% dos pacientes operados apresentam um reganho significativo de peso.

Para que isso seja evitado, o Tratamento Psicológico e Psiquiátrico no Pós Operatório é fundamental. “O êxito da Cirurgia Bariátrica depende de todos realizarem a sua parte, incluindo a mudança de hábitos adequados pelo paciente, os quais facilitem o emagrecimento e evitem reganho de peso”, destaca a Psicóloga do Grupo de Cirurgia Bariátrica Concórdia, Marta Merlo.

Dados recentes de um estudo com 400 candidatos à cirurgia Bariátrica revelam que 80% apresentava Transtorno Psiquiátrico, ao longo da vida. Desses, 35,6% eram Bipolares (tipos I, Il, e sem especificação). Dos candidatos, 29,3 foram diagnosticados como depressivos, ( maior ou menor), 54,7, apresentava Transtornos de Ansiedade, sendo a maioria com Fobia Específica, (23,4%) e Ansiedade Social (12,7%). O uso abusivo de bebida alcoólica também aparece em 14,5% dos candidatos e 28,8%, mostraram-se compulsivos a comer.

0 16 de setembro de 2016

A medicina sempre contribuiu muito para a qualidade de vida das pessoas. Promover saúde, acima de tudo. Mas nesta área especialmente, a Medicina vem transformando vidas, faz renascer novas pessoas. O tratamento cirúrgico é conhecido por Cirurgia Bariátrica e Metabólica, indicada para combater a obesidade e as doenças associadas. As cirurgias são minimamente invasivas, realizadas por vídeo, técnica moderna, e de precisão eficiente, permitindo que o risco seja quase inexistente para o paciente. Após a cirurgia muitos cuidados e o trabalho de uma ampla equipe de profissionais, como enfermeira, nutricionista, psicóloga e educador físico, no acompanhamento diário do paciente. Com resultados transformadores, a obesidade deixa de ser uma doença na vida dos pacientes. Com o pós operatório, e a mudança de hábitos de vida, os pacientes se tornam parte do Grupo Cirurgia Bariátrica Concórdia, que também se reúne periodicamente, para a troca de informações e experiências. #BariátricaConcórdia Assista a Reportagem Completa:

Posted in Blog by Karine Lusa
0 14 de janeiro de 2016

Paciente com IMC de 35 a 40 agora pode fazer cirurgia em mais situações. Regra fica mais rígida para procedimento em adolescente de 16 a 1 O CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou nesta quarta-feira (13) resolução com novas regras para a autorização de cirurgia bariátrica – destinada a reduzir capacidade de absorção do intestino em pessoas obesas. A principal mudança é a ampliação do número de doenças que justificam a indicação de cirurgia para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 35 e 40 kg/m². Antes, a regra dizia que pacientes com IMC nesta faixa poderiam se submeter à cirurgia desde que tivessem associadas à obesidade “diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronária e osteo-artrite, entre outras”. O novo texto detalha mais as doenças que, nesses pacientes com IMC entre 35 e 40, justificam a realização da bariátrica, citando mais de 20 comorbidades, entre as quais depressão, refluxo, infertilidade e incontinência urinária (veja a lista completa abaixo). No caso de pacientes com IMC maior que 40, a cirurgia pode ser indicada mesmo sem a presença de comorbidades, regra que já estava em vigor. Esta reportagem afirmava inicialmente que a cirurgia bariátrica havia sido liberada para pessoas com IMC a partir de 35 em geral, como dava a entender a portari

Posted in Blog by admin | Tags: , , ,
0 13 de junho de 2014

Podemos desenvolver diabetes quando por algum motivo a produção de insulina do pâncreas falha e o transporte de glicose para as células fica prejudicado. Sem glicose, nossas células não absorvem energia e começamos a sentir muita fome. E, ao mesmo tempo a glicose que não chega às células acaba elevando a taxa desse açúcar no sangue. A diabetes é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada com o uso da medicação correta e alguns cuidados. Confira abaixo algumas dicas:

  1. Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras, legumes, verduras e frutas.
  2. Seja ativo! A prática de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica (caminhar, pedalar, correr, nadar) evita complicações futuras e ajuda a controlar sua glicose.
  3. Tome regularmente os medicamentos prescritos por seu médico e não suspenda seu uso sem consultá-lo.
  4. Examine os pés diariamente. Se surgirem rachaduras, calosidades ou feridas procure seu médico.
  5. Teste sua glicemia capilar, conforme prescrição médica. Valores muito altos (>200 mg/dl) ou muito baixos (< 60 mg/dl) são sinais de alerta. Fale com seu médico.
  6. Visite periodicamente seu endocrinologista e caso necessite  consultar outro médico não deixe de informá-lo sobre a sua condição e os medicamentos atualmente em uso.
  7. Pelo menos uma vez ao ano vá

Posted in Blog by admin