Bariátricos: Uma caminhada para valorizar a mudança de vida

Bariátricos: Uma caminhada para valorizar a mudança de vida
0 10 de novembro de 2016

Com dia e horário marcado, 03 de dezembro, às 7h30, o grande grupo de pessoas que escolheu mudar de vida, optando pela Cirurgia Bariátrica e Metabólica, participará de uma Caminhada, em Concórdia. O evento já é tradicional para o Grupo Cirurgia Bariátrica de Concórdia. No ano passado, a Caminhada se consolidou e mostrou à comunidade que é possível mudar de vida, após muita determinação e comprometimento.

A Caminhada envolverá todo o grupo de bariátricos, além de seus familiares e a Equipe Multidisciplinar da Equipe Cirurgia Bariátrica Concórdia, liderada pelo cirurgião Dr. César Merlo, com apoio dos médicos, Dr. Gilmar Tolotti e Dr. Eduardo Camiña. “Estamos ansiosos por mais uma Edição da Caminhada, que envolve todos os nossos pacientes, que já mudaram de vida, após a Cirurgia, ao longo dos últimos anos”, destaca Merlo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de cirurgias bariátricas no Brasil passou de 16.000, em 2003, para 60.000, em 2010. Com a popularização da cirurgia como método de emagrecimento, os cuidados posteriores se tornaram cada vez mais importantes. Um dos principais motivos é a debilitação física consequente à mudança da anatomia.

A preocupação do Grupo em relação à qualidade de vida dos bariátricos é constante. O educador Físico, membro da Equipe, Bruno Sangoi, explica que antes mesmo da cirurgia, são indicadas as primeiras caminhadas. “Para o procedimento anestésico e cirúrgico é necessário o mínimo de segurança e condicionamento físico do paciente, por isso, incentivamos caminhadas antes do procedimento, quando possível”. Após a cirurgia, a caminhada é o primeiro exercício a ser liberado para os bariátricos. “Nossa equipe, que também conta com fisioterapeuta, irá indicar a caminhada progressiva, individual para cada paciente, respeitando as suas condições”, destaca o educador.

Após a recuperação, caminhadas e outros exercícios são indicados. Além disso, um programa adequado de atividades físicas também é fundamental para que não haja perda da massa magra. Os pacientes recuperam as melhores condições para adotar bons hábitos de saúde e de vida. “A qualidade do emagrecimento destes pacientes será constante se houver um equilíbrio entre alimentação saudável e atividades físicas regulares, a atividade física pode otimizar a perda de peso após a cirurgia bariátrica, por isso, a prática de caminhadas para esses pacientes é imprescindível”, completa o educador.

A Caminhada terá seu percurso no centro da cidade e será encerrada na Praça de Concórdia, para uma Aula de Ginástica entre os presentes e o público em geral.

Maiores Informações: 3444-6198 (49)

Posted in Blog by Karine Lusa